Seguro fiança: O que é e como funciona?

06/10/2020
2694 visualizações
Gestão Imobiliária
O que é e como funciona o seguro fiança

A hora de alugar um imóvel requer atenção para assinar o contrato. Isso porque é preciso comprovar uma renda fixa que seja suficiente para pagar o aluguel e as taxas em dia. Além disso, é necessário apresentar uma garantia para ser utilizada em casos de inadimplência. 

Essa garantia geralmente se trata de uma valor caução ou um fiador. Nenhuma das duas opções são fáceis de resolver, afinal encontrar alguém disposto a pagar pela dívida alheia ou apresentar uma determinada quantia que possa ser usada em situações de falta de pagamento, não é algo tão simples. Diante disso, existe uma terceira opção bem menos conhecida, o seguro fiança.

O que é seguro fiança?

O que é seguro fiança?

O seguro fiança nada mais é do que uma garantia contratada pelo locatário que garante a segurança do proprietário do imóvel. Assim, ele substitui o valor caução ou o próprio fiador. 

O contrato é feito de acordo com cada situação e sua vigência também. Pode durar todo o período da locação ou sendo necessário renová-lo de tempos em tempos.

Essa forma de seguro funciona como todos os outros de imóveis e veículos. O diferencial nesse caso é que, embora seja o locatário que contrate o seguro, o beneficiário será o proprietário do imóvel. Assim, é ele quem recebe as indenizações da apólice. 

A cobertura desse tipo de seguro está relacionada com o valor do aluguel e suas taxas referentes, como condomínio  e IPTU, por exemplo. Além disso, na apólice podem ser inseridas coberturas adicionais como contas de luz e taxas jurídicas de ações de despejo. 

Para quem é indicado o seguro fiança?

O seguro fiança pode ser utilizado para cobrir vários tipos de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais. Porém, ele não se aplica para aluguel de estacionamentos, hotéis e similares. Ele é indicado para locadores que precisam de uma segurança a mais no contrato. Mas o seguro fiança é também uma ótima opção para os locatários, pois substitui a opção de fiador e o valor caução como garantia.

Além de cobrir o valor do aluguel e algumas taxas, o prêmio do seguro pode ser usado para cobrir danos causados pelo inquilino no imóvel.
Dependendo da seguradora, podem ser incluídos na apólice serviços extras, como assistência 24 horas em serviços de reparo ou chaveiro.

Quais as vantagens do seguro fiança?

Vantagens do seguro fiança?

Não podemos negar que o principal benefício do seguro fiança é o fato de não precisar do valor caução e nem de fiador. Mas existe outro benefício muito importante que garante ao locatário rapidez e agilidade em todos os trâmites e para o locador é muito mais seguro e confiável alugar com um contrato garantindo seus direitos. 

Quais são as desvantagens?

Desvantagens do seguro fiança

Uma das desvantagens do seguro fiança é o valor pago pela contratação da apólice que não é devolvido, diferente do valor caução. Isso se deve porque a seguradora assume o papel de fiadora do locatário. Outro ponto negativo, é que muitas vezes a seguradora não aprova a documentação. Além disso, é necessário estar atento ao seguro, pois nem sempre o mesmo irá cobrir todo o contrato de aluguel. Será preciso renovar o serviço, de acordo com o período estabelecido pela seguradora. Ou seja, o pagamento deverá ser feito novamente. 

Como contratar o seguro?

Para adquirir o seguro fiança é necessário entregar na seguradora todos os documentos para contratar o serviço. Em geral, a documentação necessária solicitada inclui:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de renda 
  • Cópia da declaração de imposto de renda
  • Comprovação de endereço

Agora você já sabe o que é o seguro fiança e se ele é uma boa opção para você. Avalie as vantagens e as desvantagens, suas possibilidades e interesses. Dessa forma, fica mais fácil decidir o que será melhor para você, seja como locatário ou locador. Entre em contato com a Imobiliária Rio Branco e conheça nossas opções de aluguéis, nós temos o melhor negócio para você.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também