Contrato de gaveta tem validade?

30/08/2021
4003 visualizações
Mercado Imobiliário

O contrato de gaveta é uma prática de venda e aluguel de imóveis particulares sem registro no Cartório de Registro de Imóveis – local especializado em arquivar o histórico completo de empresas, apartamentos e casas.

Uma das principais dúvidas é se o contrato de gaveta tem validade jurídica e a resposta é: depende. Essa modalidade é um documento particular elaborado para transações sem intermediação de imobiliárias ou corretores.

Na prática, o contrato de gaveta não tem um embasamento jurídico pela falta de registro, mas por ser assinado por ambas as partes interessadas, ele serve como auxílio legal.

Por que as pessoas fazem contrato de gaveta?

A resposta dessa pergunta é simples: evitar burocracias e custos com imobiliárias e corretores. Mas aqui vale a máxima do “barato pode custar caro”, principalmente em negociações com amigos e conhecidos. 

O contrato de gaveta não é recomendado por pular uma série de exigências, além de ser negativo para quem aluga e também para o locatário – já que não existe amparo legal.

Locação e venda de imóveis desburocratizadas

Muita gente foge da burocracia no momento de alugar ou vender apartamentos e casas. Mas é importante ficar claro que existem várias formas rápidas para se adquirir ou alugar um imóvel.

No caso do aluguel, existem 4 tipos de locação do mercado imobiliário, como a locação com seguro fiança, caução e títulos de capitalização

Mesmo que dê mais trabalho, é importante buscar uma imobiliária de confiança para vender ou alugar o seu imóvel.

Contratos com a Imobiliária Rio Branco

A Imobiliária Rio Branco é uma empresa do ramo imobiliário em Presidente Prudente e trabalha com um suporte jurídico de primeira. O trabalho é tão rápido e eficiente, que você nem vai pensar em fazer um contrato de gaveta.

Entre em contato agora pelo Whatsapp: (18) 99774-2626

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também