Duvidas Frequentes
Nosso processo de locação foi feito para facilitar ao máximo sua jornada. Mas a gente entende que em alguns momentos possam surgir algumas dúvidas.
Como devo proceder na desocupação do imóvel?
Em caso de prazo indeterminado, o locatário deve encaminhar para a imobiliária, com antecedência de 30 dias, um aviso por escrito informando a desocupação do imóvel. Em caso de contrato vigente, deve se entrar em contato com o Departamento Administrativo da Locação para receber instruções específicas.
Como funciona a Locação Comercial?
Em caso de locação de imóveis para uso comercial, o locatário é responsável pela obtenção de alvará junto à Prefeitura Municipal, isentando a administradora de qualquer responsabilidade.
Fachadas externas e demais benfeitorias, tais como colocação de luminosos, placas, banners, divisórias, entre outros, deverão ser removidas antes da entrega do imóvel.
Como funciona a vistoria da entrega de imóvel?
A mesma precisa ser agendada com 72 horas de antecedência junto ao Departamento Administrativo de Locação. Imovél precisa estar limpo, organizado e com pintura adequada (condições em conformidade estipulada com a vistoria inicial).
Locatário, ou seu representante, devem estar acompanhando a vistoria de entrega, tendo em vista tolerância máxima de 15 minutos após horário agendado.
Em caso de divergencias na entrega (sendo elas reparos necessários no imovel) os encargos sendo eles: tarifas de água e luz, taxa de condomínio e IPTU, continuam sob a responsabilidade do locatário até regularização e entrega do imóvel.
Como funciona em caso de incêndio e vendaval?
Como funciona o meio de cobrança dos condominios?
Cada condomínio tem seu próprio meio de cobrança, geralmente via boleto. É importante que o locatário apresente-se ao síndico e busque informações sobre como proceder para efetuar o pagamento, bem como informar-se sobre qual empresa é responsável pela administração do condomínio. Caso o boleto não seja cargo de responsabilidade do locatário, deverá ser entregue na imoniliária.
Como funciona o reajuste?
Consigo solicitar e emitir 2ª via do boleto?
Para solicitar a emissão de segunda via, o locatário poderá acessar o site da imobiliária www.imobiliariariobranco.com.br (área do cliente) ou realizar a retirada diretamente em nosso escritório.
Obs: em caso de boleto vencido, será acrescentada taxa de multa conforme consta em contrato de locação.
É possivel solicitar mudança na data do meu aluguel?
Em caso de Imposto de Renda?
IPTU pode ser pago à vista?
O que é contestação de vistoria?
Contestação de vistoria nada mais é que um documento feito pelo locatário que relata todas as divergências durante a vistoria realizada com a imobiliária.
Essa contestação pode ser feita atráves do email: vistoria@imobiliariariobranco.com.br ou pessoalmente na imobiliária.
O que é fundo de reserva?
O fundo de reserva é o meio mais tradicional de arrecadação extra, previsto na convenção do condomínio. É responsabilidade do proprietário do imóvel, no entanto, deverá ser pago pelo futuro morador. O locatário deve encaminhar os comprovantes pagos à imobiliária o mais breve possível, para que possam ser descontados do aluguel do mês corrente.