Dicas para dividir apartamento com outras pessoas

29/06/2020
4275 visualizações
Dicas
dividir apartamento

Para aqueles que vão mudar de cidade para estudar, a melhor opção costuma ser dividir o apartamento com alguém em questão de economia, afinal, uma casa só pra você as despesas seriam muito altas, certo?

Acontece que quando é cogitado que você precisará dividir o apartamento com alguém, mil coisas surgem na cabeça. Dependendo com que você vai dividir se é um amigo ou um desconhecido muitos prós e contras podem aparecer.

No fim, é uma experiência que você vai levar pra vida, e com boas regras de convivência tem como esse momento da sua vida ser feito de forma divertida. E adianto, prepare-se para ter muita disciplina e comprometimento.

Lembrando que poderia ser uma casa, uma república. O importante é saber conviver com outras pessoas no mesmo ambiente que você.

Alô estudante: alugue próximo às universidades!

Pensando nisso, a Imobiliária Rio Branco preparou esse artigo para mostrar hábitos que se deve ter ao dividir o apartamento com alguém. Veja:

Primeiro passo é conversar sobre hábitos

Esse é o momento que por mais que você e seu colega de apartamento não tenha total intimidade é preciso conversar. Hábitos. Precisam ser transparentes e encontrar uma maneira de lidar com eles para depois lidar com as regras básicas de forma coletiva.

Organize a rotina semanal de vocês, como limpeza, hábitos seus que serão diferentes do outro, como os horários. Se você estuda cedo ou a noite, é bom deixar avisado.

Quais as vantagens de se dividir o apartamento com alguém?

Talvez você seja aquela pessoa antissocial, ou não, mas de qualquer forma sua rotina vai ser totalmente diferente do que costumava ser. Você estará longe da sua família e dos amigos da sua cidade (ao menos que eles tenham vindo com você).

De qualquer forma, ao dividir o apartamento com alguém, você e seu roommate pode se tornar ótimos amigos, e no meio dessa nova experiência há pontos positivos que devem ser ressaltados ao dividi-lo com alguém:

  • Dividir as despesas
  • Fazer troca de habilidades, talvez você seja um mestre na cozinha e seu amigo adora lavar a louça como terapia, não é mesmo? Dá pra vocês entrarem em acordo de vez em quando e fazer essa troca.
  • Uma companhia pra tudo quando precisar, seja para os rolês ou para dividir a conta do Netflix.

Regras para ter uma boa convivência

Limpeza

É sempre bom lembrar que você não mora sozinho, ou seja, é preciso respeitar o espaço de forma coletiva e deixar ele bem limpo mesmo que você não seja a pessoa mais organizada do planeta.

É preciso ter bom senso e levar a sério o “sujou, limpa”. Um ambiente bem limpo evita possíveis discussões e deixa o clima agradável.

O banheiro

A questão do banheiro é algo que causa muita discussão até mesmo antes de decidir dividir o apartamento com alguém. Afinal, o banheiro é o lugar que precisa ser o mais higiênico possível.

É importante escalar os horários de banho e respeitar o tempo do banho, além disso, evitar incômodos como: cabelo no ralo da pia, não dar descarga, entre outros. Cuide dos seus itens pessoais e cuide bem do banheiro, afinal, além de você, outra pessoa irá usá-lo.

Visitas

É claro que seu ciclo social não vai girar em torno do seu roommate. Você também tem outros amigos, como os da universidade, não é mesmo? Você vai querer levar eles para seu apê mas é preciso que você e seu colega de quarto converse sobre receber visitas.

É preciso respeitar horários, afinal, você não vai dar uma festa e ficar com solto e conversas altas até de madrugada sabendo que tem outra pessoa morando com você e que quer dormir ou estudar.

Além do mais, avise quando for levar gente para o apartamento para que não haja momentos desconfortáveis quando seu roommate chegar e ver um pessoal em casa. Avisar é bom e evita momentos constrangedores.

Diante disso, converse. Entre em acordo e tudo vai ficar bem, você pode sim convidar amigos para ir para o apartamento mas a dica é: avisar antes.

Gasto de energia

Na hora do pagamento o gasto de energia precisa ser levado em conta. Vocês podem optar por dividir meio a meio a conta, mas se seu colega de quarto tem ar condicionado, é necessário que isso seja conversado e que seja dividido de forma justa. Da mesma forma que outros equipamentos.

Geladeira

A geladeira vai ser de uso de todos da casa ao menos que você tenha um frigobar no seu quarto. Mas de qualquer forma, é preciso que antes de querer comer ou usar algo que esteja na geladeira que não seja seu, pergunte se pode consumir. Você não vai querer iniciar uma discussão por causa de comida, certo?

Além disso fique atento ao prazo de validade dos alimentos e deixe a geladeira bem limpa. Afinal, estamos falando de comida, o ambiente precisa estar bem higienizado.

Conclusão

Se você vai começar a dividir o apartamento com alguém é preciso se ligar nessas dicas. Se você está procurando um lugar para morar, a Imobiliária Rio Branco tem o imóvel perfeito pra você aqui. Qualquer dúvida, comenta aí.

E você, tem alguma dica para quem vai dividir o apartamento com alguém? Compartilha com a gente! Espero que o artigo tenha sido útil, até a próxima.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também