Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

07/04/2022
1313 visualizações
Compra e venda

Adquirir um imóvel pode ser uma tarefa difícil, por mais que guardemos dinheiro durante muito tempo. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma ótima ajuda para quem deseja sair do aluguel e conquistar o sonho da casa própria

Entenda o que é o Fundo de Garantia

O FGTS corresponde a 8% do salário bruto e é pago mensalmente pela empresa para todo funcionário contratado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O valor é depositado de forma automática para a Caixa Econômica Federal. 

Esse fundo criado pelo governo serve como reserva de dinheiro para o trabalhador e, pode ainda, ser usado para financiamento imobiliário popular. 

Como saber se você pode utilizar o FGTS para comprar o imóvel

Aqui vão algumas dicas para você saber se pode ou não realizar um financiamento abatendo o valor do seu fundo de garantia. Confira!

  • Possuir no mínimo três anos de carteira assinada, sem necessidade que esse período seja consecutivo
  • Não haver financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
  • Não dispor de nenhum outro imóvel residencial na cidade onde planeja comprar um novo
  • Trabalhar ou residir no município em que se situa o imóvel que pretende financiar usando o FGTS

Condições do imóvel a ser financiado

Além de toda documentação necessária e das exigências para utilizar o FGTS no financiamento de um imóvel, o próprio deve seguir alguns pontos. A casa ou apartamento pode ser novo ou usado, mas deve estar em uma localização urbana. Não deve ter sido comprado com uso do FGTS nos últimos três anos e nem conter dívidas por parte do proprietário. Por fim, não deve ultrapassar o custo de R$ 1,5 milhão.

Imobiliária Rio Branco

Está procurando um imóvel para conquistar a casa própria? Na Imobiliária Rio Branco você encontra as mais variadas opções, para todos os gostos e todos os bolsos. Aproveite para simular um financiamento. Conte conosco!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também