Como é feita a avaliação do imóvel

02/02/2023
1064 visualizações
Dicas

É importante conhecer os critérios de avaliação do imóvel se você pretende morar sozinho, essa escolha representa assumir responsabilidades e, por esse motivo, é essencial se planejar.

Para te ajudar com as dúvidas que podem surgir nesse planejamento e pensando nas necessidades e prioridades desse momento, separamos algumas dicas que podem ajudar você:

Entenda a avaliação

Feita mediante um laudo de avaliação, no qual é possível mensurar aspectos relevantes para a precificação, como localidade, necessidade de reforma, metragem… a avaliação de imóveis é a análise do valor de mercado e é baseada em procedimentos técnicos e normas regulamentadoras que levam em consideração critérios como: as características do imóvel e o mercado imobiliário da região onde está localizado.

Essa avaliação torna-se necessária para processos de compra e venda de imóveis, financiamento, construção ou até mesmo partilha de bens de herança.

Critérios de avaliação

Quando um profissional realiza a avaliação de um imóvel, ele leva em consideração alguns critérios, reunimos os principais deles:

Localização: Critérios como fácil acesso a meios de transporte público, comércios, mercado e até mesmo espaços com natureza e lazer influenciam diretamente no valor final do imóvel.
Segurança: Caso o imóvel seja próximo a locais com histórico de assaltos ou outros episódios de violência, o valor tende a cair.
Estrutura interna: Além da estrutura do imóvel, alguns pontos como armários e acabamentos somam ao valor.

Quem deve realizar a avaliação?

Este tipo de documento deve ser feito por profissionais capacitados como engenheiros, arquitetos ou profissionais do setor imobiliário e deve seguir as técnicas dispostas na NBR 14653, que direcionam a vistoria do imóvel e o tratamento matemático das amostras.

Só posso fazer uma avaliação se for vender o imóvel?

Não, mesmo que você não esteja interessado em se desfazer do imóvel agora, poderá simular projeções de valor de mercado no futuro, analisando qual a melhor época para uma negociação.

Precisa de ajuda?

Seja para auxiliar na resolução de uma venda ou aluguel ou como resolução de algum conflito, um parecer técnico é garantia de segurança.

Por isso, você pode contar com a Rio Branco, contamos com profissionais qualificados que podem te auxiliar neste processo.

Entre em contato que vamos te ajudar!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também