Como se planejar para morar sozinho

09/02/2023
907 visualizações
Dicas

Se você pretende morar sozinho é importante entender que essa escolha representa assumir responsabilidades e, por esse motivo, o essencial é se planejar.

Para te ajudar com as dúvidas que podem surgir nesse planejamento e pensando nas necessidades e prioridades desse momento, separamos algumas dicas que podem ajudar você:

Por onde começar?

Antes de sair procurando um imóvel você precisa estar ciente de algumas questões e a principal delas é: você tem condições financeiras de alugar ou comprar uma moradia atualmente? Além disso, você precisa conseguir lidar financeiramente com as despesas de uma casa como as contas fixas de energia, internet e mercado.

Coloque tudo na ponta do lápis

Aluguel, conta de água e compras de supermercado serão parte da sua rotina, por isso é essencial que você se organize. 

Antes de sair da casa dos seus pais, você precisa colocar na ponta do lápis todas as suas despesas. Comece a anotar e acompanhar todos os seus gastos, assim será possível ter uma visão geral sobre as suas finanças e fazer ajustes necessários nas contas.

Encontre a localização ideal

Agora você está pronto para definir onde viverá, em uma casa, apartamento, kitnet ou pensão, por exemplo. Depois, é preciso analisar o entorno. 

Pode parecer pouco importante, mas a região do imóvel é muito importante para o orçamento. Lembre-se que, dependendo do bairro, o custo de vida é mais alto, o que significa que a padaria e o supermercado têm preços mais caros, por exemplo.

Ao se planejar tenha uma reserva de emergência

Para a máxima tranquilidade e segurança, um dos pontos mais importantes para a mudança é a reserva financeira. O ideal é que você tenha de cinco a dez vezes o valor do orçamento mensal.

Isso porque as contas fixas continuarão chegando em caso de perda de emprego, diminuição de renda ou emergência. E é essa reserva que te ajudará a se manter.

Gosta de assuntos como esse?

O que você acha de conferir outros artigos do Blog?

Acompanha a Rio Branco nas redes sociais também!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também