Conheça a locação com Títulos de Capitalização?

04/06/2021
3171 visualizações
Dicas

Há diversas formas de fazer uma garantia locatária ao alugar um imóvel. Dentre elas, existe a Locação com Títulos de Capitalização, e embora não seja comum, tem suas vantagens!

O que é Locação com Títulos de Capitalização?

Ao alugarmos um imóvel, o proprietário requisitará uma garantia para que o contrato seja firmado, ou seja, é necessário garantir ao proprietário que se o inquilino atrasar o pagamento ou causar danos ao imóvel, terá uma garantia de que seu prejuízo será quitado.

Sendo assim, existem diversas formas de garantia, sendo elas: fiador, caução, seguro-fiança e a que aprofundaremos nesse post, a Locação com Títulos de Capitalização. Diferente do aluguel com caução, nessa modalidade há menos burocracia, pois o Título de Capitalização é feito por bancos ou seguradoras, basta entrar em contato com alguma delas, emitir uma proposta e pagar o boleto que será gerado. Ao pagar o boleto, o Título se vinculará ao contrato de aluguel.

Diferente do caução, cujo valor ficará em uma conta conjunta do proprietário e o inquilino, no Título de Capitalização o inquilino será o “dono” do título e o proprietário o “beneficiário”.

Qual o valor do Título de Capitalização?

O valor do título de capitalização varia de acordo com o valor do aluguel e seus encargos, como IPTU e condomínio. Porém, em alguns casos o valor requisitado para aceitar o título de capitalização como garantia pode ser equivalente até 6 meses de aluguel ou mais.

Entretanto, assim como o caução, todo o valor retorna ao inquilino no final do contrato, caso nenhum aluguel ou dano à propriedade seja constado. 

Quais os benefícios para o inquilino?

O Título de Capitalização se torna beneficente quando pensamos sobre o valor de um seguro-fiança, que será pago anualmente para a seguradora e não retornará ao inquilino no final do contrato, ao contrário do Título de Capitalização. É importante destacar também que o Título é menos burocrático do que um fiador e um seguro caução.

Além disso, não é preciso comprovar renda, não há custos para ser feito ou renovado, e o inquilino ainda poderá participar de prêmios e sorteios em dinheiro realizados pela seguradora ou banco no qual realizou o Título de Capitalização.

O inquilino não precisa ter o nome limpo, ou uma renda superior ao aluguel para contratar o serviço. Mesmo que ter o nome sujo não impeça a contratação, o inquilino também poderá fazer a contratação no nome de outra pessoa, dando uma segurança maior para a imobiliária ou proprietário.

Quais os benefícios para o proprietário?

O Título de Capitalização é um bom benefício para o proprietário ou imobiliária, pois se for constatado pelo mesmo algum dano ao imóvel ou atraso no pagamento, basta requisitar à seguradora ou banco o valor correspondente. Nesse caso, o inquilino não poderá evitar o resgate, pois o Título é uma garantia na qual foi assinada pelo próprio inquilino.

Além disso, algumas seguradoras possuem assessoria jurídica, e caso seja necessário o despejo, o proprietário poderá acioná-la.

Encontre seu imóvel dos sonhos com as melhores condições

Na Imobiliária Rio Branco nossos negócios são feitos sempre pensando no melhor! Entre em contato conosco e encontre seu imóvel dos sonhos!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também