Fatores que depreciam o valor do imóvel

17/02/2023
955 visualizações
Dicas

É comum durante a avaliação de valor do imóvel o dono não compreender porque a casa vale menos do que ele imaginava. Muitas vezes isso é ocasionado pela falta de conhecimento do mercado imobiliário e de alguns pontos que podem desvalorizar o imóvel.

Por isso, é essencial o contato com um corretor que vai esclarecer alguns pontos e algumas informações que podem antecipar ou fazer com que você se prepare melhor para evitar esse momento. Veja agora quais são eles:

A documentação pode afetar o valor do imóvel

Estar com a documentação regularizada é um dos fatores mais importantes para se evitar a desvalorização de um imóvel. Débitos de impostos atrasados, documentos incompletos ou irregulares tornam a queda do valor algo iminente. No Brasil, não há como formalizar o aluguel ou venda de um imóvel que esteja com pendências legais.

Conservação

Com certeza o estado geral do imóvel está entre os fatores que pesam na definição do nível de depreciação. Problemas como vazamentos, infiltrações, pisos ou carpetes envelhecidos, pintura gasta, paredes descascando, dentre outros defeitos, podem provocar má impressão para o locatário ou comprador e, assim, afetar o posicionamento de mercado a respeito do imóvel.

Ausência de garagem

Outro fator de valorização é a vaga de garagem, pois, mesmo que a pessoa não possua um veículo, a vaga subutilizada pode ser locada ou vir a ser utilizada em outro momento.

A localização é um dos fatores que mais afetam o valor do imóvel

Assim como a localização conta muito na valorização do imóvel, ela também pode ser motivo para sua desvalorização. Morar próximo a boates e bares muito agitados pode representar transtornos e, por isso, colaborar com a depreciação da propriedade. 

O difícil acesso a meios de transporte também podem ser empecilhos para a valorização, assim como o gasto de tempo com locomoção para fazer compras ou trabalhar, podem fazer com que o valor da propriedade caia.

Por fim, imóveis com vista para um cemitério podem não ser a forma como uma pessoa deseja iniciar a sua manhã. Existem pessoas que se incomodam com a  paisagem, além também da atração de ladrões, por exemplo, que invadem cemitérios para roubar lápides e outros objetos de valor.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Você pode contar com a Rio Branco, contamos com profissionais qualificados que podem te auxiliar neste processo.

Entre em contato que vamos te ajudar!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também