Reformar imóvel alugado é possível?

26/01/2023
1003 visualizações
Aluguel

Você está alugando um imóvel, entretanto, ele não é exatamente o que você queria e como o imóvel não é seu você se pergunta: é possível fazer mudanças ou reformas?

A resposta para essa pergunta é: depende. Depende da mudança que você quer fazer, do contrato e da autorização do dono. Por isso, reformar um imóvel alugado é possível, mas são necessários alguns cuidados. 

Você precisa da permissão para reformar o imóvel

Para que sejam realizadas benfeitorias e reformas em um imóvel alugado é necessário que haja o consentimento do locador. Você não pode fazer mudanças sem que essas sejam confirmadas pelo proprietário por escrito e anexadas ao contrato.

Além disso, consultar o locador é importante para descobrir mais sobre a estrutura do imóvel e do prédio. Você não pode simplesmente quebrar ou furar paredes sem antes entender a sustentação e instalação elétrica do local. 

Quem paga ao reformar o imóvel?

Em uma reforma, cada lado, tanto locador como locatário, tem suas responsabilidades. Algumas são definidas no contrato, outras estão previstas na Lei do Inquilinato.

Além das reformas necessárias em caso de danos provocados pelo mau uso, existem as melhorias que vão valorizar o imóvel e essas podem ser negociadas com o proprietário para que seja dado algum tipo de desconto no aluguel ou pagamento.

Entretanto, se o locador não quiser, não precisa arcar com nada, ficando a critério e custo do locatário.

Pequenas mudanças

Algumas mudanças pequenas que podem ser desfeitas quando você for se mudar também podem ser realizadas – desde que com a autorização do proprietário.

Um exemplo seria em relação a pinturas nas paredes.

Atente-se ao contrato

A grande maioria dos contratos imobiliários vão constar cláusulas com o tema “reforma” ou com o termo jurídico “benfeitoria”.

Sendo assim, será possível saber se o inquilino é obrigado a informar ao proprietário a intenção de reformar o imóvel e se as benfeitorias realizadas serão ou não indenizáveis.

Gosta de assuntos como este?

Agora que você já sabe que é possível reformar um imóvel alugado – e as principais condições e responsabilidades -, o que acha de conferir outros artigos do Blog

Acompanha a Rio Branco nas redes sociais também!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também