Saiba quanto vale seu imóvel

20/12/2022
1098 visualizações
Compra e venda

Se você está pensando em vender seu imóvel, o primeiro passo é entender o valor dele no mercado. Para avaliar seu preço médio existem diversas alternativas, confira a seguir:

Avaliação com um corretor

O corretor de imóveis é o responsável por definir o valor de um imóvel. Se o anúncio da venda for feito por uma imobiliária o serviço de avaliação e precificação é gratuito. Caso contrário, é preciso pagar por isso.

O custo honorário de um corretor pode variar e, segundo o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, em caso de venda de um imóvel urbano residencial, a comissão deve ser de 6% a 8%. No caso de apenas a avaliação de mercado, costuma-se cobrar 1% do valor do imóvel.

Normalmente, essa avaliação é feita informalmente, mas é possível dispor de uma avaliação documentada, conhecida como “Parecer técnico de avaliação mercadológica”, em que você conta com informações específicas sobre como aquele preço foi estabelecido.

Inteligência artificial

Conhecida como Calculadora Online, há sites que fazem uso da inteligência artificial para estimar o valor dos imóveis. A ferramenta considera características de outras moradias da mesma região e, a partir disso, indica qual seria o preço mais assertivo para o seu imóvel.

Os mais conhecidos são o Calculadora Robô e o Urbe.Me e funcionam assim: você informa a área total do bem, a quantidade de dormitórios, suítes, banheiros e a localização. O sistema faz a comparação com outros imóveis parecidos que estão à venda na mesma região ou nas proximidades, e, a partir disso, apresenta um valor.

Esses índices são apenas estimativos, não levando em consideração características específicas relevantes do imóvel – que são fundamentais no processo de venda.

Comparativos

Uma outra forma de descobrir o valor médio de sua propriedade é pesquisar valores de imóveis similares a venda, essa também é uma forma de confirmar se o valor estabelecido pelas outras fontes, como pela imobiliária, de fato corresponde aos parâmetros da região.

Para isso procure por imóveis no mesmo prédio ou nas proximidades. Converse com vizinhos, porteiros, zeladores ou mesmo pesquise na internet para encontrá-los.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

A Imobiliária Rio Branco pode te ajudar. Entre em contato agora mesmo!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também