O que é IPCA? Saiba mais sobre o assunto

18/05/2023
740 visualizações
Mercado Imobiliário

A Imobiliária Rio Branco entende que muitas pessoas ainda têm dúvidas e querem saber o que é IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e como ele pode afetar o mercado imobiliário, principalmente em relação ao financiamento imobiliário. Pensando nisso, elaborou este artigo contendo algumas informações importantes, continue a leitura e saiba mais.

O que é IPCA?

O IPCA é o principal índice de inflação do Brasil e está diretamente ligado ao mercado imobiliário. Ele também possui grande influência nos setores da economia do Brasil, além de ser o índice oficial do Banco do Brasil.

O IPCA é utilizado para controlar a inflação e é justamente por este motivo que ele acaba tendo uma atuação importante no setor imobiliário. Sendo assim, é comum que com o seu aumento, o Banco Central também aumente a Taxa Selic, conhecida também como taxa básica de juros.

 

Indicador de saúde no Mercado Imobiliário

 

No mercado imobiliário, ele tem algumas funções importantes, veja abaixo:

 

Impacto no Financiamento Imobiliário

A variação do IPCA é um importante indicador da saúde do mercado imobiliário. Ele é usado como base para o reajuste das prestações mensais e também do saldo devedor nos contratos de financiamento imobiliário. Ou seja, quanto maior a inflação medida pelo IPCA, maior será o valor das parcelas do financiamento. No entanto, se a inflação for baixa, as parcelas tendem a ser menores.

 

Impacto no Preço dos Imóveis 

Quando o IPCA está em alta, consequentemente os preços dos materiais de construção e de serviços utilizados na construção civil tendem a aumentar,  encarecendo assim, o valor final do imóvel. 

 

Além disso, o aumento de custo de vida das pessoas pode acarretar em uma queda na busca por imóvel, diminuindo assim o valor dele no mercado. 

 

A Imobiliária Rio Branco tem experiência no mercado e está sempre atenta às variações do IPCA e como elas podem afetar diretamente seus clientes.

 

Se você está em busca de um imóvel para comprar ou alugar, ou se precisa de ajuda para alugar ou comprar um imóvel, a Rio Branco está pronta para te ajudar. Entre em contato e saiba mais

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também