Aluguel: saiba quais são os direitos e deveres do inquilino

07/06/2023
864 visualizações
Aluguel

Você sabe quais são os direitos e deveres do inquilino?A Imobiliária Rio Branco, localizada em Presidente Prudente, é especialista em aluguel de imóveis, por isso, se preocupa em garantir que seus clientes saibam tudo sobre seus direitos e deveres. 

Com base na lei do inquilino, apresentaremos abaixo quais são as principais informações relacionadas a este tema, para que você, inquilino, possa desfrutar de uma locação tranquila e segura.

Conheça a Lei do Inquilino

Esta lei foi criada em 1991 com o objetivo de regulamentar os papéis de todos os envolvidos no processo de aluguel de imóveis, estabelecendo todos os direitos e deveres do inquilino, bem como a atuação das imobiliárias neste campo da relação comercial.

Ela estabelece todos os direitos das duas partes, além de determinar algumas regras para reajustes e rescisão de contratos, pagamentos de aluguéis, entre outros.

Direitos e deveres do Inquilino

O inquilino  possui uma série de direitos e deveres, portanto, conhecer e respeitar esses detalhes, é essencial para manter uma relação saudável e transparente. Veja abaixo alguns pontos importantes:

  • Direito à Moradia Digna

O inquilino tem o direito de ocupar um imóvel que ofereça condições adequadas de habitabilidade, com infraestrutura em bom estado e livre de riscos à sua saúde e segurança.

  • Direito à Privacidade

É direito do inquilino desfrutar de um imóvel sem interferências indevidas por parte do locador.

  • Direito à Manutenção

O locador fica responsável por garantir a manutenção do imóvel, realizando assim, todos os reparos necessários, além de preservar a estrutura básica do local.

Deveres do Inquilino

  • Pagar o Aluguel em Dia

O inquilino deverá efetuar o pagamento do aluguel dentro do prazo estipulado no contrato de locação.

  • Preservar o Imóvel

É dever do morador preservar o imóvel, evitando danos e realizando pequenos reparos necessários.

IIII. Comunicar Problemas

Caso ocorra algum tipo de problema ou defeito no imóvel, é de extrema importância que o inquilino informe a imobiliária e o locatário para que as devidas providências sejam tomadas.


Ao
alugar imóvel em Presidente Prudente, é muito importante que você esteja ciente dos seus direitos e deveres enquanto inquilino. A Rio Branco está à disposição para oferecer todo o suporte necessário, desde a escolha do imóvel ideal até a resolução de possíveis problemas. Conte com a nossa experiência e expertise para ter uma locação tranquila.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também