Indicadores do mercado imobiliário – Confira os mais importantes!

16/03/2023
972 visualizações
Dicas

Os indicadores do mercado imobiliário são importantes para avaliar a evolução da oferta, demanda, preços e condições financeiras. São várias as informações relevantes para serem consideradas antes de dar o primeiro passo.

O que são indicadores do mercado imobiliário?

O índice imobiliário é importante para não tomar decisões precipitadas em relação aos investimentos e empreendimentos. Essas métricas ajudam a analisar a tendência do mercado em cada região.

É importante ficar de olhos bem abertos para tomar sempre a melhor decisão!

Indicador Imobiliário 1 – Taxa Selic

Selic é a Taxa Básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Banco Central. Ela pode influenciar diretamente nos indicadores do mercado imobiliário. Quando a Selic está baixa, os investidores conseguem menos incentivos em títulos públicos e isso pode aumentar a procura por imóveis e os preços.

Quando a Selic está em alta, os investidores têm mais incentivos e os preços dos imóveis caem. Ou seja, para quem quer comprar imóvel, é uma excelente saída.

Indicador Imobiliário 2 – ICON

O Índice de Consumo (ICON) é um indicador econômico que mede o comportamento de consumo das famílias, considerando alguns fatores, como renda, preço, juros e expectativas. É essencial para avaliar a demanda da economia e o nível de atividade econômica.

Quando o ICON está em alta – entende-se que as famílias estão consumindo mais – e isso pode ser ideal para a venda e aluguel de imóveis.

Indicador Imobiliário 3 – IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) mede a variação de preços de um conjunto de bens e serviços, como alimentos, energia, transporte e habitação. Ele analisa a inflação do mercado e é usado como referência para atualização de contrato de aluguel.

Indicador Imobiliário 4 – INCC

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) mede a evolução dos preços dos imóveis em uma determinada região ou país. Ele é muito importante para analisar a oferta e demanda de imóveis, assim como a evolução do mercado imobiliário.

Mercado Imobiliário e a Imobiliária Rio Branco

Existem inúmeras formas de encontrar umimóvel que caiba no seu orçamento e analisar, além de indicadores do mercado imobiliário, também fatores que depreciam o valor.

Caso você encontre o imóvel correto, a Imobiliária Rio Branco é o lugar perfeito para um investimento certo.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também